Envidraçamento de Varandas
Cortinas de Vidros
A ITANHANGÁ usa em suas cortinas de vidros os melhores materiais do mercado, parafusos de aço inox, vidros temperados com Certificação, perfis de alumínio com comprovada eficiência e resistência e etc.
O Envidraçamento de Varandas, também conhecido como Cortina de Vidro, Vidro Retrátil ou Fechamento de Varanda funciona como a primeira barreira de proteção da sua residência no: controle das intemperes climáticas, na proliferação de vetores responsáveis pelas Arboviroses (Dengue, Zica vírus, Febre Chikungunya e Febre Amarela) e no reforço da segurança da sua residência.
-
Intemperes climáticas:
-
Vento tão desejável em determinadas momentos, também é responsável por trazer a Poeira que que suja o nosso ambiente familiar, inclusive trazendo partículas indesejáveis para nosso convívio colocando em risco a saúde das pessoas.
Como exemplo podemos citar, as partículas de resido de obras carregadas de material nocivo, que em muitas vezes temos que conviver com está realidade por um determinado tempo. Com o fechamento de varanda podemos controlar 100% as aberturas, impedindo a entrada de partículas durante os horários de sua incidência, e liberando a ventilação nos momentos possíveis.
Podendo ainda com “aberturas parciais do envidraçamento” podermos controlar a intensidade da circulação dos ventos.
-
Chuva é a principal intempere controlada pela pelo envidraçamento, permitindo que sua área externa da varanda se torne parte integral da área social da residência sem o risco da chuva. Hoje em dia a expansão da área social torna-se extremamente importante tendo em vista que passamos mais tempo dentro de casa com a nossa família.
-
Maresia termo popular para névoa salina, é aquela névoa fina e úmida que às vezes paira sobre as cidades do litoral, flutuando ao longo da costa. Esse spray é formado por bilhões e bilhões de gotículas de água salina que sobem ao ar toda vez que uma onda arrebenta na praia. Temos maior incidência da maresia conforme as atividades das ondas do mar e a proximidade do litoral.
A maresia é a principal preocupação entre as intemperes para a instalação do envidraçamento de varandas, como também para a construção civil e instalação de acabamentos, em áreas litorâneas, sendo assim a ITANHAGÁ utiliza somente materiais de alta resistência à maresia e a outros agentes corrosivos, são estes os materiais:
-
Perfis de alumínio com comprovada eficiência e resistência, além da conhecida resistência do alumínio à corrosão, nossos perfis são também protegidos pela pintura eletrostática ou anodização, que são processos industriais que elevam em décadas a resistência do alumínio, além de conferir ao produto final um lindo acabamento.
-
Parafusos de aço inox são fundamentais para a fixação das estruturas de alumínio, o aço inox tem uma resistência excelente às intemperes. Como a utilização das buchas de fixação de nylon, garantimos não só uma durabilidade excelente como uma fixação perfeita.
-
Vidros temperados de segurança autoportantes, de acordo com a norma técnica ABNT NBR 14698, que determina o tipo e modelo (espessura) dos vidros a serem usados (ver matéria em nosso site clique aqui).
Observação da ITANHANGÁ
Existe outro tipo de vidro que pode ser usado para os painéis deslizantes do envidraçamento, porém como sua resistência à impacto é muito inferior a do vidro temperado e por não ser autoportante, nós não o recomendamos.
-
Estanqueidade que é fechamento hermético do ambiente. A estanqueidade é o objetivo desejado no envidraçamento de varanda para proteger este ambiente das intemperes climáticas, este fechamento de impedir até mesmo que uma forte chuva de vento diretamente contra os vidros.
Para tanto a fixação dos perfis deve ser perfeita, para isso usamos selantes de silicone que além de ajudar na fixação vedam os espaços entre os perfis de alumínio e os locais de fixação, os selantes também são utilizados para a fixação dos vidros temperados nos perfis de vidro, já entre os painéis de vidro são colocadas escovas de vedação que são fitas autoadesivas de escovas de polipropileno que são hidro-repelente, atuando assim como de material vedante entre os painéis de vidros.
-
Radiação ultravioleta (UV), entre as intemperes a UV é certamente a intempere mais perigosa para a saúde do ser humano e a que representa o maior prejuízo financeiro para as pessoas.
De toda a energia do Sol que chega à superfície da Terra, por volta de 9% corresponde à radiação ultravioleta. Trata-se de um tipo de radiação eletromagnética com comprimento de onda de 200 a 400 nm e de frequência maior que a luz visível. A radiação ultravioleta pode ser classificada em três tipos: UVA, UVB e UVC. Os raios UVA têm um comprimento de onda de 320 a 400 nm e são os de maior incidência na superfície terrestre, uma vez que não são absorvidos pela camada de ozônio. Eles correspondem à maior porção do espectro ultravioleta e incidem de igual maneira durante todo o dia e em todas as estações do ano, incluindo dias nublados e com baixa luminosidade.
Existe ainda o prejuízo causado pela deterioração de materiais tais como: tecidos, couros, madeiras, pinturas etc. A Radiação ultravioleta (UV) atua diretamente na degradação destes materiais desbotando as cores e reduzindo em muito a durabilidade dos materiais.
Como solução nos envidraçamentos de varandas podemos usar películas (filmes) transparentes que controlam a radiação UV, estas filtram até 99,9% dos UVs. Elas também podem filtrar a radiação infravermelha responsável pela radiação do calor solar, atuando no controle de temperatura interna da residência e na economia de energia (ar-condicionado).
-
Controle dos Vetores das Arboviroses:
-
As Arboviroses são as doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da Dengue, Zica vírus, Febre Chikungunya e Febre Amarela. A classificação "arbovírus" engloba todos aqueles transmitidos por artrópodes, ou seja, insetos e aracnídeos (como aranhas e carrapatos). Entre os principais vetores das arbovirose no Brasil temos o Aedes Aegypti e o Aedes Albopictus.
-
O Aedes Aegypti, conhecido como é de origem no continente africano está bem adaptado a zonas urbanas, mais precisamente ao domicílio humano, onde consegue reproduzir-se e pôr os seus ovos em pequenas quantidades de água limpa e parada.
-
Já o Aedes Albopictus, conhecido como o “Mosquito-Tigre-Asiático”, como o nome sugere, tem sua origem no continente asiático, tem como habitat os arredores do domicilio humano, tendo facilidade de se espalhar para o ambiente rural, semi-rural e silvestre, sendo também responsável pela propagação da “Febre Amarela”.
O Aedes Albopictus, ao contrário do Mosquito-da-Dengue, tem seu desenvolvimento populacional independente da grande densidade humana. Em sua forma pré-embrionária (imatura) desenvolve-se em criadouros de vários tipos (água contida em buracos ou em pedras, bambus, bromélias, latas, pneus etc.).
-
Como solução para o controle dos vetores das Arboviroses devemos fecha totalmente o envidraçamento nos horários de maior movimentação dos mosquitos, evitando-se assim sua entrada na residência.
-
Reforço da Segurança:
Para andares baixos a varanda pode ser um ponto vulnerável na segurança do imóvel, com o envidraçamento cria-se uma barreira extra para proteger seu patrimônio.
O fecho de segurança com chave (item de série de nossas varandas) controla totalmente a abertura da varanda, uma vez trancada somente será aberta com a chave pelo lado de dentro.
O vidro Temperado do envidraçamento é outro item de segurança, sendo seis vezes mais resistente a impactos que o vidro comum tornando-se uma barreira difícil de ser transposta, comumente usadas em estabelecimento comerciais.