top of page

ENVIDRAÇAMENTO DE VARANDAS

Materiais Usados e suas Normatizações

A ITANHANGÁ utiliza os mais seguros e eficientes materiais nas nossas montagens. Nossa experiência nos levou a escolher os melhores materiais de nodo a podermos dar com tranquilidade nossa garantia estendida.

Usamos somente materiais em conformidade as normas ABNT e com aprovação por Centros de Controle de Qualidade, portanto usamos sempre: Vidro Temperado, Perfis de Alumínio de primeira qualidade, os perfis protegidos das intemperes através de Pinturas Eletrostática ou Anodização, com fixação em Aço Inox, Vedações e Estanqueidade de primeira linha, em conformidade a estas normas.

 

A - O sistema de fechamento de sacada deve utilizar painéis de vidros com os seguintes requisitos:

  • Vidro de segurança temperado, de acordo com a ABNT NBR 14698.

  • O tipo de vidro utilizado deve atender aos valores de pressão de vento e os critérios estabelecidos para cada região do País onde o sistema será instalado.

  • A espessura deverá ser calculada de acordo com o estabelecido pela ABNT NBR 7199. Quais as exigências da Norma ABNT NBR 16259?

[Observação da ITANHANGÁ] Existe outro tipo de vidro que pode ser usado para os painéis do envidraçamento, porém como possui uma resistência à impacto muito inferior ao vidro temperado e por NÃO ser autoportante, nós não o recomendamos.

–_Valores_de_Pressão_de_Vento_Conform
Tabela_pressão.png

B - Instalação sobre guarda-corpo: O sistema de envidraçamento de sacada pode ser instalado sobre o guarda-corpo desde que o conjunto atenda os seguintes requisitos:

  • O guarda-corpo com todas as alterações necessárias deve atender a ABNT NBR 14718, ensaiado sem a instalação do sistema sobre ele.

  • O conjunto de envidraçamento sobre o guarda-corpo deve atender todos os requisitos das 2 normas ABNT NBR 14718 e ABNT NBR 16259, sendo isto verificado no ensaio do conjunto completo.

C - Aplicação de cargas uniformemente distribuídas:

  • O sistema de envidraçamento é submetido a pressões de vento positiva e negativa de acordo com a tabela dos padrões de vento em cada região do País, conforme ABNT NBR 6123.

  • Os valores estabelecidos nessa tabela contemplam altura máxima de edificações até 90m com 30 pavimentos.

  • Para regiões de maior pressão (região V) a pressão de ensaio chega a 1.820Pa, que posteriormente são elevados a 2.730Pa para ensaio de segurança, simulando eventos extraordinários de condições climáticas como tornado, furacão, etc.

D - Ensaio de manuseio: O sistema deve suportar 10.000 ciclos completos de abertura e fechamento, incluindo o movimento deslizante e pivotante. Após a realização de todos os ensaios, o conjunto não deve apresentar:

  • Rupturas dos vidros;

  •  Deterioração ou ruptura de quaisquer componentes;

  • Deterioração do seu desempenho, quanto as funções de abertura e fechamento.

  • Impacto de corpo mole: Simula-se uma situação de acidente onde ocorra a projeção de um corpo com impacto de 240 Joules de energia sob uma das folhas centrais do envidraçamento. Não podendo ocorrer o destacamento do sistema de fixação, nem o descarrilamento ou ruptura do sistema de roldanas.

  • Resistência a corrosão: As roldanas, parafusos entre outros componentes utilizados na fixação e instalação do sistema de envidraçamento de sacadas, devem ser submetidos ao ensaio de névoa salina de acordo ABNT NBR 8094 por 72h. Após o ensaio, os corpos de prova devem conservar suas características funcionais e não podem apresentar pontos de corrosão vermelha.

  • Perfis de alumínio: Devem ser protegidos por anodização ou pintura eletroestática, conforme especificado nas ABNT NBR 12609.

bottom of page